quinta-feira, 21 de março de 2013

Imagens Da Partilha Da Ásia e Oceania



Partilha Da Africa

Partilha Da Africa

 

O que Foi a Partilha Da Africa .

Resumo:

 
Foi a divisão de territórios da África durante o imperialismo europeu do século XIX e XX. Os países (principalmente França, Inglaterra..), em busca de territórios, mercado, matéria prima e simplesmente para atrapalhar o progresso de outros países no CApitalismo, conquistavam e criavam colônias e zonas de influência em várias regiões do globo - principalmente África e Ásia.
O Imperialismo na África não foi diferente dos outros: desprezou as diferenças regionais, explorou indiscrinadamente os recursos,
etc.
Enfim o custo social e econômico dos territórios ocupados foi altíssimo. Os índices de desenvolvimento( fracos), Estados mal organizados e desvinculados de suas raízes históricas africanas, é conhecido.





 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Neocolonialismo

NEOCOLONIALISMO

Na segunda metade do século XIX, as nações industrializadas da Europa – Inglaterra,França, Alemanha, Bélgica e Itália –precisavam, cada vez mais de matérias primas e de fontes de energia primas para suprir suas indústrias. Além disso, era necessário encontrar mercados consumidores para os produtos fabricados. Para “responder” essas necessidades, as potências europeias lançaram-se em busca de novas colônias: foi o NEOCOLONIALISMO.



CAUSAS:
- Carência de matérias-primas e de mercados consumidores, principalmente na Europa em crise.
- Necessidade de expandir o território para acomodar a população excedente.
- Obtenção de locais para investir o capital excedente.
- Necessidade de obter recursos minerais e de controlar novas fontes de energia

JUSTIFICATIVAS:
- Superioridade da raça branca.
- Superioridade tecnológica.
- Missão de espalhar a verdadeira religião (o Cristianismo).
- Darwinismo Social.


( Darwinismo é um conjunto de movimentos e conceitos relacionados às ideias de Transmutação de espécies, selecção natural ou da evolução, incluindo algumas ideias sem conexão com o trabalho de Charles Darwin. )