sábado, 13 de abril de 2013

Video - Resumo . Primeira Guerra Mundial


Questões sobre a primeira guerra mundial.


1. Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial?
A - A influência dos Estados Unidos na política econômica europeia no início do século XX.
B - O descontentamento da Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo (século XIX).
C - A união política, econômica e militar entre Alemanha e Grã-Bretanha.
D - O processo de globalização econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX.
__________________________________
2. Qual foi o estopim (fato que deu início) da Primeira Guerra Mundial?
A - A invasão da Polônia pelo exército alemão.
B - A formação do bloco militar composto por Alemanha, Itália e França.
C - O assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro.
D - A disputa por território no continente americano, principalmente entre Alemanha e Itália.
__________________________________
3. Qual alternativa apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes da Primeira Guerra Mundial:
A - Tríplice Aliança (Espanha Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão)
B - Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha)
C - Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos)
D - Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Reino Unido e França)
__________________________________
4. Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
A - O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice EntenteTambém realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares. 
B - O Brasil enviou soldados, veículos militares, armamentos e munições, atuando diretamente nos campos de batalha da Europa.
C - O Brasil ficou neutro durante todo o conflito.
D - O Brasil enviou soldados para ajudar na composição das forças militares da Tríplice Aliança.
__________________________________
5. Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A - Os países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e África.
B - Embora derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
C - Os países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à Alemanha.
D - Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.

Questões sobre neocolonialismo.

1 ) IDENTIFIQUE 4 causas que motivaram o Neocolonialismo sobre África e Ásia.


2)Quais eram as justificativas ideológicas dos europeus para a dominação sobre os
povos africanos e asiáticos no século XIX?
3)O que foi o neocolonialismo ?
4)Quais as consequências do neocolonialismo ?
5)Porque o neocolonialismo gerou guerra ?
6)Quais potencias que participaram no neocolonialismo ?
7)Quais potencias foram mais beneficiadas no neocolonialismo?
8) O darwinismo social foi utilizado como argumento para justificar, no século XIX, o:
 a) Colonialismo.
 b) Imperialismo.
 c) Liberalismo.
 d) Socialismo.
 e) Neoliberalismo.
9)Em que século iniciou o neocolonialismo?

Primeira Guerra Mundial.

O que foi a primeira guerra mundial?


A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), e causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.


As fases dessa guerra:

primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Logo de imediato, a capital e o governo francês foram transferidos para a cidade de Bordeaux e os franceses conseguiram conter os ataques dos alemães, que recuaram a ofensiva em setembro de 1914.


segunda fase da Primeira Guerra Mundial aconteceu de novembro de 1914 a março de 1918. Essa fase ficou conhecida como a Guerra de posições, época em que ocorreram as maiores estratégias militares (os avanços dos exércitos custavam milhares de vidas). Nesse momento, teve início a chamada guerra de trincheiras, quando os exércitos se enterraram em valas com a finalidade de proteção.

As ofensivas de 1918 se constituíram como a terceira fase da Primeira Guerra Mundial. Novas armas bélicas foram utilizadas no conflito, além do uso de tanques e aviões de caça para bombardeios e também a chegada de um grande contingente de soldados norte-americanos (aproximadamente 1,2 milhão de soldados).
A entrada dos EUA reforçou a capacidade bélica da Entente, entretanto a saída da Rússia possibilitou a invasão da Itália e da França pela Alemanha. Mas a força bélica da Tríplice Entente conseguiu vitórias fundamentais sobre a Tríplice Aliança em territórios franceses.
No final de 1918, a Alemanha não tinha mais possibilidade de vencer a guerra e a população alemã forçou o imperador Guilherme II a abdicar do trono. Posteriormente foi instalada a república na Alemanha e decretada a sua derrota militar. A Primeira Guerra Mundial matou cerca de 8 milhões de pessoas e incapacitou aproximadamente 20 milhões.

As consequências da primeira guerra mundial :

Consequências da Primeira Guerra Mundial 65 milhões de soldados foram mobilizados para o combate, jovens comuns, pois as elites não participavam da parte suja da guerra; 9 milhões de mortos e cerca de 20 milhões de feridos; Três impérios caíram: Alemão, Austro-Húngaro e Turco-Otomano; Novas superpotências surgiram: EUA e Japão; A Rússia realizou a Revolução Socialista (marco histórico); O mundo vive uma revolução tecnológica para a guerra: trens mais velozes, navios, submarinos, aviões, armas mais potentes (quantidade de mortes por minuto)...; As mulheres ganharam mais espaço (Europa), já que os homens estavam nas batalhas. A substituição do trabalho masculino pelo feminino levou à reivindicação de direitos iguais pela classe feminina; A indústria bélica (que já vinha crescendo muito após a Revolução Industrial) deu um salto e acabou levando os países portadores de maior tecnologia a um desenvolvimento estimulado pelos conflitos armados. A Primeira Grande Guerra mudou o centro econômico do mundo, da Europa para a América do Norte; A Europa devastada pela guerra, abria espaço para ações socialistas vindas do proletariado, classe surgida com o desenvolvimento industrial e que tomou o poder na Rússia. O medo das elites em perder o poder para o povo e a depressão econômica pós-guerra levaram à formação de governos autoritários e ao surgimento do nazi-fascismo.