sábado, 13 de abril de 2013

Primeira Guerra Mundial.

O que foi a primeira guerra mundial?


A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), e causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.


As fases dessa guerra:

primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Logo de imediato, a capital e o governo francês foram transferidos para a cidade de Bordeaux e os franceses conseguiram conter os ataques dos alemães, que recuaram a ofensiva em setembro de 1914.


segunda fase da Primeira Guerra Mundial aconteceu de novembro de 1914 a março de 1918. Essa fase ficou conhecida como a Guerra de posições, época em que ocorreram as maiores estratégias militares (os avanços dos exércitos custavam milhares de vidas). Nesse momento, teve início a chamada guerra de trincheiras, quando os exércitos se enterraram em valas com a finalidade de proteção.

As ofensivas de 1918 se constituíram como a terceira fase da Primeira Guerra Mundial. Novas armas bélicas foram utilizadas no conflito, além do uso de tanques e aviões de caça para bombardeios e também a chegada de um grande contingente de soldados norte-americanos (aproximadamente 1,2 milhão de soldados).
A entrada dos EUA reforçou a capacidade bélica da Entente, entretanto a saída da Rússia possibilitou a invasão da Itália e da França pela Alemanha. Mas a força bélica da Tríplice Entente conseguiu vitórias fundamentais sobre a Tríplice Aliança em territórios franceses.
No final de 1918, a Alemanha não tinha mais possibilidade de vencer a guerra e a população alemã forçou o imperador Guilherme II a abdicar do trono. Posteriormente foi instalada a república na Alemanha e decretada a sua derrota militar. A Primeira Guerra Mundial matou cerca de 8 milhões de pessoas e incapacitou aproximadamente 20 milhões.

As consequências da primeira guerra mundial :

Consequências da Primeira Guerra Mundial 65 milhões de soldados foram mobilizados para o combate, jovens comuns, pois as elites não participavam da parte suja da guerra; 9 milhões de mortos e cerca de 20 milhões de feridos; Três impérios caíram: Alemão, Austro-Húngaro e Turco-Otomano; Novas superpotências surgiram: EUA e Japão; A Rússia realizou a Revolução Socialista (marco histórico); O mundo vive uma revolução tecnológica para a guerra: trens mais velozes, navios, submarinos, aviões, armas mais potentes (quantidade de mortes por minuto)...; As mulheres ganharam mais espaço (Europa), já que os homens estavam nas batalhas. A substituição do trabalho masculino pelo feminino levou à reivindicação de direitos iguais pela classe feminina; A indústria bélica (que já vinha crescendo muito após a Revolução Industrial) deu um salto e acabou levando os países portadores de maior tecnologia a um desenvolvimento estimulado pelos conflitos armados. A Primeira Grande Guerra mudou o centro econômico do mundo, da Europa para a América do Norte; A Europa devastada pela guerra, abria espaço para ações socialistas vindas do proletariado, classe surgida com o desenvolvimento industrial e que tomou o poder na Rússia. O medo das elites em perder o poder para o povo e a depressão econômica pós-guerra levaram à formação de governos autoritários e ao surgimento do nazi-fascismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário