terça-feira, 14 de maio de 2013

Czar Alexandre III

   
     Alexandre nasceu em São Petersburgo, sendo o segundo filho do Czar Alexandre II da Rússia  e da sua esposa Maria Alexandrovna.
Em personalidade tinha muito poucas semelhanças com o seu pai de coração mole e liberal e ainda menos com o seu tio-avô Alexandre I, conhecido por ser requintado, filosófico, sentimental e gracioso. De fato, Alexandre orgulhava-se do fato de ser feito da mesma textura forte que caracterizava a maioria dos seus súditos. A sua honestidade cega, modos abruptos temperados por vezes de mau-humor, encaixavam-se perfeitamente na sua estatura gigantesca. Alexandre era também conhecido pela sua grande força física. A sua educação não foi dada no sentido de suavizar estas características.
Talvez o testemunho do artista Alexandre Benois descreva bem a personalidade de Alexandre III: "Depois de uma atuação do ballet "Czar Kandav" no Teatro de Mariinsky, vi pela primeira vez o imperador. Fiquei impressionado com o seu tamanho e, embora fosse desajeitado e pesado, continuava a ser uma figura poderosa. De fato, havia nele algo de "muzhik" (camponês russo). A expressão dos seus olhos brilhantes também me impressionou. Enquanto ele passava por onde eu estava, levantou a cabeça por um segundo e, até hoje, recordo-me do que senti quando os nossos olhos se cruzaram. Era um olhar frio como o aço, no qual havia algo ameaçador, até assustador e atingiu-me como um golpe. Um olhar do czar! O olhar de um homem que estava acima de todos os outros, mas que carregava um fardo monstruoso e vivia cada minuto com medo pela sua vida e pela vida de todos os que lhe eram queridos. Em anos posteriores encontrei-me com o imperador várias vezes e não me senti nem um pouco tímido. Em certas ocasiões o czar Alexandre III chegava a ser gentil, simples e até… caseiro."
  
     Durante os primeiros vinte anos da sua vida, Alexandre tinha poucas perspectivas para suceder ao trono russo, uma vez que tinha um irmão mais velho (o Czarevich Nicolau Alexandrovich da Rússia) que parecia ter uma saúde e textura fortes. Mesmo quando o seu irmão mostrou os primeiros sinais de que a sua saúde se estava a deteriorar, a possibilidade de que o herdeiro poderia morrer nunca foi levada a sério. Nicolau ficou noivo da gentil princesa Dagmar da Dinamarca em 1864.
Sob estas circunstâncias, os maiores esforços de educação foram dirigidos para Nicolau e Alexandre recebeu apenas a formação básica dada a um grão-duque da época, que não ia além de uma educação secundária com uma formação básica em línguas como o Francês, o inglês e o alemão e muita prática militar.
       Durante o seu reinado, Alexandre III nunca entrou em guerras. No entanto, não era um defensor da paz a qualquer preço. Acreditava apenas que a melhor forma de evitar uma guerra era estar bem preparado para ela. Apesar de não se esquecer da traição de Bismark à Rússia, preferiu não cortar completamente relações com a Alemanha e chegou mesmo a fazer parte da Liga dos Imperadores.
 Alexandre Uliánov – irmão mais velho de Lenin – ainda com 21 anos, um estudante em São Petersburgo, envolveu-se no grupo terrorista Pervomartovtsi e foi um dos cúmplices numa das muitas tentativas de assassinar o Czar Alexandre III da Rússia. Foi condenado à morte em 1887. Isto teria grandes consequências para o irmão que se radicalizaria nos anos seguintes.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário